![]() |
Sindicato dos aposentados, com Frei Chico na vice-presidência, anuncia cortes após suspensão de repasses do INSS |
A suspensão dos repasses está ligada à Operação Sem Desconto, uma investigação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) que apura um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. Estima-se que as fraudes tenham causado um prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Apesar do Sindnapi ter arrecadado R$ 90 milhões em 2023, conforme dados da CGU, a AGU decidiu não incluir a entidade nos pedidos de bloqueio, justificando a decisão com base em "material probatório robusto" apurado administrativamente pelo INSS.
Em sua defesa, o sindicato alega que cumpre rigorosamente os critérios legais para a validação de suas filiações, exigindo biometria facial, assinatura digital e documentação pessoal. A entidade também afirma ter denunciado irregularidades no sistema de captação de associados desde 2017, reiterando as denúncias em 2023.
Apesar de não ter seus recursos bloqueados, o Sindnapi enfrenta uma crise financeira decorrente da interrupção dos repasses do INSS, o que forçou a implementação de cortes em sua estrutura. A situação gerou questionamentos e críticas por parte de parlamentares da oposição no Congresso Nacional.
Nenhum comentário
Postar um comentário