![]() |
Fumaça preta foi registrada novamente no Vaticano Foto: Reprodução/Vatican News |
Centenas de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, aguardando a segunda fumaça do conclave e a primeira do dia. A fumaça preta expelida pela chaminé da Capela Sistina na noite de quarta-feira (7) gerou expectativa para o sinal desta manhã. Inicialmente prevista para surgir por volta das 12h30 (hora local, 7h30 de Brasília), a fumaça preta foi avistada mais cedo, por volta das 11h50 (hora local, 6h50 de Brasília), indicando que nenhuma votação havia alcançado a maioria necessária.
Em meio à ansiosa espera pela fumaça branca, as autoridades italianas reforçaram as medidas de segurança implementadas na quarta-feira. Uma maior presença de agentes e uma nova organização do fluxo de pessoas na Praça de São Pedro foram observadas. Apesar do aumento da segurança, a Via della Conciliazione, principal via de acesso à Porta Santa da Basílica de São Pedro, permanece aberta aos peregrinos.
O esquema de segurança atual é uma adaptação do plano utilizado durante o funeral do Papa Francisco, em 26 de abril, com o objetivo de prevenir incidentes em meio às esperadas concentrações de fiéis durante a divulgação das fumaças e a eventual apresentação do novo pontífice.
A Prefeitura de Roma divulgou um plano de segurança flexível, que será ajustado de acordo com o nível de aglomeração e os momentos cruciais do conclave. A mobilização envolve as forças de segurança e a Gendarmaria do Vaticano, juntamente com a polícia de Roma, outras forças de segurança italianas, equipes da Proteção Civil e de emergência sanitária. A atenção do mundo se volta novamente para o Vaticano na tarde desta quinta-feira, na expectativa de que a fumaça branca anuncie a eleição do novo líder da Igreja Católica.
Nenhum comentário
Postar um comentário