Lula durante viagem à China Foto: Ricardo Stuckert / PR |
"É a única razão que eu acredito que valeu a pena a revolução chinesa de 1949. O que valeu nossas eleições no Brasil é provar que, quando um governo tem compromissos sociais e não esquece as origens daqueles que chegaram ao poder e querem governar para todos, as coisas melhoram", declarou Lula.
O presidente também destacou os avanços sociais promovidos em sua gestão, afirmando que retirou cerca de 54 milhões de brasileiros da situação de fome. Em paralelo, exaltou os esforços da China no combate à pobreza.
"São dois países que têm o compromisso de resolver o problema da pobreza que martelou a vida desses países por muito tempo. É notável que a China tirou em 40 anos 800 milhões de pessoas da pobreza, como é notável que o Brasil em dez anos tirou 54 milhões de pessoas que passavam fome no meu país", afirmou.
Lula aproveitou o evento para defender o papel da China no comércio internacional, classificando o país asiático como um “exemplo” no cenário global. “A China tem sido tratada, muitas vezes, como se fosse uma inimiga do comércio mundial, quando, na verdade, está se comportando como um exemplo de país que está tentando fazer negócio com os países que foram esquecidos durante os últimos 30 anos por muitos outros países”, disse.
Durante o fórum, o presidente também anunciou um pacote de investimentos no valor de R$ 27 bilhões da China no Brasil, com foco em setores estratégicos como comunicação, saúde, agronegócio, tecnologia e energias renováveis.
Lula está em território chinês desde o último sábado (10) e tem encontro marcado com o presidente da China, Xi Jinping, na noite desta terça-feira (13), fortalecendo a aproximação entre os dois países.
Nenhum comentário
Postar um comentário